terça-feira, janeiro 27

Trabalhar com mulheres: dicas de sobrevivência

Este tema é bastante polémico, mas infelizmente não se pode fazer nada para mudar. Faz parte da essência humana. Trabalhar com mulheres é coisa dura minha gente! Bicho raro e confuso.
Uma mulher encontra SEMPRE na sua profissão e no seu ambiente de trabalho alguém que diz que está a tentar destruir a sua vida. Há sempre um "bode expiatório". Um ou vários. Sempre. Mania da perseguição, talvez. Mas faz parte! Nós somos assim não há nada a fazer.
Pensamos que as mulheres se protegem umas às outras mas infelizmente é mais o contrário. O ideal efectivamente seria isso. Mas não. Aliás o mesmo acontece com os homens, está provado!
No entanto as mulheres são mais dissimuladas, falam pelas costas, dizem mal, lançam rumores. Acho que podemos chamar a isto de "agressividade passiva".
Os homens preferem avisar que vão tomar esta ou aquela atitude, preferem confrontar as pessoas e o mais provável e darmos com eles todos juntos a rir e a beber bejecas ao final do dia.
Nós vamos para casa matutar nos assuntos, nas novelas que criamos na nossa cabeça, e lixamos a cabeça de quem vive connosco ou de quem tem o azar de estar connosco nos dias mais "azedos".
A lição principal: há que comunicar frente a frente, fala-se uma vez com a pessoa em questão e fica o assunto esclarecido. Pelo menos para nós. Se o assunto não ficar esclarecido para a outra pessoa, azar o dela.
Não podemos agradar a todos no nosso emprego, nem vamos ser as melhores amigas de ninguém (quase de certeza). Mas as coisas não devem ficar por dizer. Se ficarem por dizer, aí vem a "agressividade passiva" que falei há pouco, e a bola de neve começa-se a formar e não há quem aguente trabalhar 8 horas por dia (ou mais!) num ambiente assim.
Aliás, o nosso foco no emprego não deve ser agradar a todos. Agradar as pessoas não significa fazer um bom trabalho! Temos sim de ser cordiais e dar o nosso melhor, é para isso que nos pagam, enquanto ali estivermos. E se continuarmos mal onde estamos, tentamos mudar. Há sempre solução.
Não devemos divulgar demasiada informação pessoal. Isso vai com certeza ser objecto de conversas e se nos chega aos ouvidos vai ser difícil de gerir. Há coisas que só se contam aos familiares e amigos... Pensem sempre antes de falar por favor, por mais sensíveis ou fragilizadas que estejam nesse dia. Protejam-se!
 
 
 

1 comentário:

Agradeço o seu comentário!