sábado, fevereiro 6

A soja...

Então não é que fiquei a saber que a soja afinal não faz assim tão bem? E eu que adoro soja, tanto em forma de leite como para confeccionar alimentos e substituir a carne...
A soja contém um componente que nos impede de absorver os outros nutrientes, como o cálcio, ferro, magnésio... Impede a sua absorção, e por isso ficamos com carência destes nutrientes.
Também não é nada favorável para a tiróide, causando deficiência de hormonas produzidas por esta glândula. Assim, proporciona o aumento do peso, lentidão muscular, diminuição da frequência cardíaca, entre outros problemas graves.
A soja que é comercializada está altamente modificada geneticamente, com a principal finalidade de resistir às pragas e infestações. Obviamente que todos os produtos químicos utilizados neste processo de aumento da resistência da soja, nos vão fazer muito mal ao organismo, quando ingerimos este alimento. Não estamos a ingerir nada saudável (como pensamos), mas sim altamente tóxico.
Lá se vai a soja... Tenho na dispensa imensa soja (granulada e não só), bem como litros e litros de leite. Hambúrgueres também. Detesto deitar comida fora, mas acho que vai ter de ser : (

E tenho de pensar em mais soluções para introduzir na minha alimentação, dado que decidi há uns meses deixar de comer carne. 

4 comentários:

  1. Eu já não como carne há mais de 10 anos e é verdade não devemos comer soja muitas vezes por semana. Eu no máximo como duas vezes por semana e bebida de soja só a biológica. Previligio o tofu (o fumado é maravilhoso) e,por vezes, o seitan. No que toca nas alternativas ao leito, consumo mais bebida de espelta, de aveia e de amêndoa e ainda, não tantas vezes, de avelã. Ainda tens bebida de arroz, mas não acho piada, por achar demasiado doce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário querida : )
      Eu conheço as bebidas vegetais, costumo comprar com frequência. A minha favorita é a de amêndoa!
      No entanto acho que são caríssimas (mais de 2€ um litro, acho um exagero mesmo!), por isso por vezes opto pelas bebidas de soja, que supostamente também faziam bem, e o preço é mais em conta.
      Confesso que ainda não experimentei tofu nem seitan (por falta de tempo para perceber como confeccionar...), mas nos próximos tempos é isso que vou fazer.
      Obrigada mais uma vez, e bom Domingo!
      Beijinho,
      Mafalda

      Eliminar
  2. Anónimo2/08/2016

    Olá Mafalda,
    Não sou vegetariana, no entanto a maioria das minhas refeições são sem carne, utilizo bastante o seitan e tofu, são bastante versáteis em termos de confecção e conseguem-se fazer imensas receitas. Vais gostar !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica querida : )
      Beijinho!!

      Eliminar

Agradeço o seu comentário!