sexta-feira, novembro 6

A importância de dormir bem

Sou daquelas pessoas que precisa de dormir muito. Irrita-me imenso, porque acho que é uma perda de tempo, mas efectivamente preciso das minhas 7h / 8h de sono. Isto muitas vezes não acontece e ando aí a cair aos cantos, a abrir a boca o dia todo, e mal caio na cama apago logo. Uns dizem que é tensão baixa. Acho que é, mas a verdade é que bebo café e fico na mesma. 
Lamechices e queixas à parte, tenho de dormir. E parece que dormir muito faz bem à saúde! Li há dias um artigo onde eram mencionados alguns bons motivos para se dormir mais.
São eles:
- Ajuda na prevenção do cancro (mama, útero e próstata)
- Promove um bom funcionamento cardíaco
- Controla o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Assim, combate os diabetes, obesidade e doenças do coração  
- Estimula a criatividade. Óbvio! Com a cabeça descansada, existe mais espaço e predisposição para sermos criativos, para pensarmos em algo diferente em vez de estarmos sempre em modo "robot". 
- Favorece o bom humor. Ok, este item explica muita coisa... 
- Evita as quedas nas crianças e os acidentes de automóvel nos adultos


Outros factos interessantes:
- A privação do sono pode reduzir o tamanho do cérebro.
- Uma privação do sono de duas noites equivale a uma alcoolemia de 1,3g/l.
As razões são muitas mais, isto para concluir que devemos melhorar a qualidade do nosso sono e isso, na minha opinião, também passa pela quantidade de horas dormidas.
Querem saber alguns sinais que indiquem que não andamos a dormir o suficiente?
- Quando temos sempre a mesma expressão facial
- Quando usamos poucas palavras, e as repetimos várias vezes
- Quando nos irritamos com muita facilidade
Moral da história: toca a dormir mais! Vamos largar os telemóveis e a televisão na hora de dormir, e vamos aproveitar para pôr em dia o nosso sono de beleza : ) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu comentário!