segunda-feira, outubro 26

Ainda sobre "Working mode"

Li há dias que a Suécia começou a implementar a redução do horário de trabalho passando de 8h diárias, para 6h. 
Não sou preguiçosa, nunca fui, e muito menos tenho medo de trabalhar. No entanto, concordo com esta medida. Porquê? Porque é preciso haver um equilíbrio. O estudo divulgado indica que as pessoas "abençoadas" por esta medida aumentaram significativamente a sua motivação, o seu desempenho. 
Talvez por sentirem que assim conseguem ter tempo para as suas famílias, para elas próprias, para os seus passatempos. 
Infelizmente em Portugal ainda somos adeptos de velha máxima "se queres ser alguém na vida tens de chegar sempre antes do teu chefe e sair depois dele".
Isto para mim não faz sentido nenhum! Se queremos ser alguém temos de dar o nosso máximo durante o tempo em que estamos dedicados a determinada tarefa. Ponto. Perdem-se horas e horas nas redes sociais, a fumar, a beber mil cafés. Tempo totalmente perdido, desperdiçado. Tempo que podia muito bem ser convertido em tempo de qualidade.
Na minha opinião isto acabava ou seria muito mais controlado, tudo em prol de um bem comum.
Não sou adepta de ficar no trabalho só para aquecer a cadeira e fazer tempo. Tenho (todos temos!) vida própria, e a frustração que se sente quando começamos a perceber que não temos tempo para mais nada, que a nossa rotina é trabalho-casa-trabalho-casa, mata a motivação e o desempenho de qualidade de qualquer alminha. 
Pensem nisto, por favor. Para bem de todos! 

1 comentário:

  1. Não podia concordar mais com o que escreveste! Partilho exatamente a mesma opinião! Trabalhar mais durante menos tempo. Não é uma questão de preguiça mas esta cultura do trabalho em Portugal é simplesmente horrível. Não permite ter qualidade de vida. No meu caso, saio de casa às sete e só estou de volta às oito. Em todas as horas de trabalho dou o meu máximo mas há alturas em que simplesmente as pessoas ficam saturadas. Acabamos por trabalhar para viver ou viver para trabalhar?
    Beijinhos ❤
    http://myfashionodysseyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!