terça-feira, janeiro 20

Dicas para uma entrevista de emprego de sucesso

Trabalho na área do Recrutamento há já alguns anos, e já passei por praticamente tudo o que há para passar: desde fazer entrevistas de emprego (cheguei a ter um objectivo surreal de 30 por semana numa empresa onde trabalhei), já fui entrevistada (obviamente), já apresentei candidatos a Clientes. Já saí de lá a sorrir e super confiante, e já saí de lá de rastos e com vontade de enfiar a cabeça na areia, tipo avestruz.
Bom, por isto e por muitas coisas mais, acho que estou numa posição de ajudar as pessoas que procuram emprego. Algumas dicas simples, que não fazem milagres, mas podem ajudar a correr bem:
 
1 - Dormir bem na noite anterior. É fundamental ir de "cara lavada", se possível um pouco de maquilhagem (para as meninas), mas nada de agressivo. Queremos parecer descansadas, tranquilas, e cheias de boa energia.
 
2 - Rever o CV que foi enviado. Saber na ponta da língua o nosso percurso profissional (se já existir). Caso sejamos Recém-formadas, há que saber na ponta da língua explicar porque é que gostámos mais desta ou daquela disciplina, e o que gostámos mais e menos no estágio que fizemos. OK? Defender bem a nossa posição é fundamental.
 
3 - Chegar 10 minutos antes da hora marcada, pelo menos. Dá tempo para respirar fundo, relaxar, e até nos ambientarmos ao local em questão.
 
4 - Saber colocar a voz. Evitar que os nervos elevem a voz a um tom esganiçado e nervoso, que nos desarma completamente.
 
5 - Vestuário: Nada de muito insinuante por favor. Dá mau aspecto, retira credibilidade. Evitar decotes e mini saias ao máximo!
 
6 - É fundamental estudar a empresa onde vamos fazer a entrevista. É muito, mas muito provável que nos perguntem: "Então, o que conhece desta empresa?". Eu já ouvi pessoas dizerem "ah não conheço nada...", e isso dá um aspecto péssimo. Às vezes "mata" logo o processo, ou pelo menos dificulta-o bastante.
 
7 - Conhecer a pessoa com quem vamos falar. Pelo menos dar uma vista de olhos pela rede social "Linkedin", ou fazer uma procura rápida na internet.
 
8 - Confiança! Vão-te perguntar com certeza quais os teus pontos fortes e pontos fracos. Estuda bem as respostas pois todas elas são subjectivas e podem conter "ratoeiras".
 
9 - Não mentir. Mesmo que no momento te leve a ganhar a posição para a qual te candidataste, depois vão-se descobrir as mentiras e isso é uma vergonha e é completamente desnecessário.
 
10 - Cuidado com as redes sociais! Os empregadores neste momento visitam o teu Facebook, Instagram, Blogger... Isto ajuda na decisão.
 
E Boa Sorte!! : )
 

3 comentários:

  1. São realmente umas dicas muito importantes para quem vai ter uma entrevista de trabalho. Ter conhecimento prévio da empresa demonstra interesse e são logo uns pontinhos extra!

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. São dicas muito valiosas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida : )
      Bom fim de semana!
      Beijinhos,
      Mafalda

      Eliminar

Agradeço o seu comentário!