segunda-feira, abril 28

Marrakech - dicas para uma visita de três noites (4 dias)

Esta foi a duração da nossa visita a Marrakech - 3 noites, 4 dias. E digo-vos que chega. Para visitar SÓ Marrakech, chega.
Nestes dias conseguimos conhecer bem a Praça Jemaa El Fna (e inclusive fazer alguns "amigos" que já nos conheciam), os Souks (mercados à volta da praça, e na zona interior e mais antiga de Marrakech), visitar três Palácios (Palais de La Bahia, Palais Baldi e Tombeaux Saadiens), visitar La Ménara (um Palacete antigo, com um enorme lago artificial (reservatório de água) para regar as muitas oliveiras em redor, e ainda andar de camelo na zona Palmeraie.
Pelo meio do passeio, temos de parar e beber um chá (ou vários!), delicioso!
Andar de táxi também é uma experiência a ter e aqui fica um conselho: antes de se sentarem o táxi, negoceiem o preço da viagem com o taxista. Eles lá raramente utilizam taxímetro, e levam o preço que querem. 
O melhor mesmo é visitar o máximo de locais a pé. Consegue-se ter uma percepção mais rica de toda a Medina, e da sua gente.
Uma experiência que nos faltou ter, por falta de tempo, foi passar uma noite no deserto. Para isso teríamos de andar 400kms para ir, e o mesmo para regressar. E isto so se consegue fazer se ficarmos a dormir no deserto pelo menos uma noite. Foi pena não termos conseguido, fica para a próxima!
Para lidar com as pessoas locais, principalmente na Praça Jemaa El Fna e nos Souks (mercados), é preciso MUITA PACIÊNCIA. Sim, se por acaso vocês têm uma "bolha de protecção" como eu, vão deixar de a ter num instante. Estejam preparados para serem puxados pelas pessoas, que não vos vão largar nem um segundo até vos conseguirem vender qualquer coisa.
Relativamente às roupas das mulheres, não há grande problema. Cheguei a ver turistas de calções curtos e tops de alças. Eu não arrisquei e fui mais tapada, mas a verdade é que o calor é tanto que me arrependi. Não se preocupem com a roupa porque pensei que fosse bem pior.

Resumidamente: visitem o máximo de Marrakech a pé (tirando a viagem de táxi que faz parte da experiência), tenham PACIÊNCIA, mente aberta, roupas leves e frescas para o dia e um bom casaco para a noite. Se puderem fiquem alojados numa Riad para viverem melhor a experiência Marroquina. Comam tagine e pastillas e bebam sumo de laranja na Praça Jemaa El Fna. Não esquecer o chá de menta!
E... divirtam-se!  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu comentário!