terça-feira, julho 24

Déjà Vu

Eu não contei nada a ninguém, caso contrário chamavam-me de maluquinha... E ainda pensei várias vezes se devia escrever alguma coisa sobre este assunto no blog. Mas acho que sim, até porque o tema é curioso e educativo.
Quando fui jantar ao maravilhoso Darwin's café tive um enorme Déjà Vu. Daqueles que não duram dois segundos, mas sim uns dois minutos. É de entrar em pânico... Eu estava a viver aquilo tudo, ali sentada, com aquelas pessoas à minha volta e para mim não era a primeira vez. Mas era! Que confusão... É que deu-me mesmo a volta à cabeça e deixou-me aflita. Depois lá passou e pude comer em condições, mas sempre com este macaquinho na cabeça.  
Respirei fundo e passou.
No entanto, fui pesquisar sobre o tema, a ver se arranjava alguma razão racional para o que tinha vivido. E arranjei (ainda bem, pois assim consegui acalmar a minha alminha).
Então é assim (explicado de forma muito simples pois foi assim que eu entendi. Estudei Marketing e não Ciências, ok?):
A nossa parte do cérebro responsável pela memória está dividia em três partes:
- a parte responsável pela memória dos acontecimentos "imediatos", a curto prazo (que dura uns minutos ou poucas horas)
- a parte que guarda os acontecimentos que ocorreram já há algum tempo (médio prazo)
- a parte que guarda as memórias que já aconteceram há muito tempo (meses ou anos)
O Déjà Vu acontece quando o nosso cérebro, por alguma razão, guarda a memória "imediata" na zona responsável pela memória a longo prazo. É uma falha do cérebro que nos leva a assumir que já vivemos aquele acontecimento no passado, quando na realidade não o vivemos.
O cérebro é uma coisa bem complicadinha... E troca-nos as voltas.
Mas enfim ao menos fica explicado e não deixa de ser curioso!
Isto é para depois não dizerem que neste blog não se aprende nada! : )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu comentário!